Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Fazer os exercícios do livro de biologia do GAVE é sinónimo de entrar em desespero. Já estava esquecida de que afinal aquelas inteligências do ministério da educação preferem colocar nos exames artigos que saem em revistas de engenharia de polímeros, geologia avançada e biologia para experts do que realmente colocar lá exercícios relacionados com a matéria lecionada nas aulas.
Andam alunos 2 anos a estudar para entrarem no curso que querem: sabem o que é a fagocitose, a endocitose, a pinocitose e a exocitose de frente para trás, em desenhos, esquemas e em latim, conhecem as fases da mitose, meiose I e meiose II melhor que as palmas das próprias mãos, conhecem melhor o ciclo de vida da espirogira que o ciclo de vida da própria mãe e depois, quando vão fazer exame, ficam a olhar para perguntas que não têm nada a ver com o que andaram a estudar. Porque para aquela gentinha do ministério é mais importante saber o que é a sílica e a silicose do que saber o que é um macrófago ou um mastócito, porque para eles é imperativo manter a média nacional do exame de biologia e geologia negativa...mais imperativo que combater a crise do país, mais imperativo que facilitar a entrada dos alunos nas faculdades, mais imperativo que realmente avaliar os conhecimentos de biologia e geologia. É o país em que estamos - e depois de horas de estudo intensivo esta foi a única conclusão a que realmente cheguei.
Sou a "Silver", Benfiquista de nascença, tenho 18 anos e sou estudante universitária. Criei este blog em Julho de 2013 com o intuito de despejar aqui as minhas vivências, desabafos e idiotices. Bem-vindos!