Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Secundário 101

por Silver, em 05.08.13

Passados 2 anos, penso que já tenho uma boa perceção do que é o secundário, por isso venho partilhar a minha experiência, num |Secundário 101|, uma espécie de coisinhas que devem saber sobre o secundário, especialmente sobre o curso de ciências e tecnologias (o meu). Tudo o que disser é apenas referente à minha experiência, sei que muitas pessoas têm experiências diferentes...umas adoram o secundário, outras detestam e outras só lá estão porque sim. Ora aqui vai...

 

1 - Eras um génio no 9º ano? Como disse, eras! É difícil encontrar um aluno na minha turma que tenha conseguido manter as notas altas. Eu, por exemplo, tive muitos 5 no 9º ano, e no 1º período do 10º acabei com uma média de 14. Os métodos de estudo não são iguais, os professores não são iguais, as máterias não são iguais e o grau de dificuldade será muito maior.

 

2 -  Estudavas dia sim, dia não? Se continuares com esse método, não esperes grandes notas! Principalmente se deres muita matéria num dia (como é o caso de matemática) e deixares acumular, será muito difícil voltar ao mesmo ritmo.

 

3 - A Filosofia não é o que parece! As aulas são aborrecidas, o professor é aborrecido, e os testes são canja de galinha! No entanto, as notas serão uma m*rda. Vão perguntar porquê, se o que disseram é verdade, vão chorar (os mais piegas), gritar com o professor e ganhar-lhe rancor, mas as notas vão continuar na mesma. Só no 2º período do 11º consegui perceber como se estuda para filosofia! Se acham os livros desorganizados e a matéria escrita demasiado difícil, recomendo o "preparar os exames" da Porto editora. Foi a minha salvação! Está tudo bem organizadinho, a matéria parece bem mais fácil e explica tudo ao pormenor.

 

4  - Há meio termo na FQ! Enquanto que em matemática ou adoras ou odeias, em FQ ou adoras física ou odeias química, ou ao contrário! Desde o 10º que odeio física e tenho um amor muito especial pela química. Isto não quer dizer que ache a química mais fácil! Nada disso! Mas detesto fórmulas, e a física está cheia delas!

 

5 - Biologia não é o que pensam! No 9º adorei biologia:o sistema reprodutor, cardiovascular, genética...tudo isso é para além de lindo! Mas pelo que vi, só no 12º poderão voltar a ver disso. No 10º começam com aminoácidos, proteínas, lípidos, glícidos, bla bla bla. Ainda é hoje o dia que não sei nada disso! Depois dão fotossínteses, ciclos de krebs, calvin, nutrição e respiração nos seres vivos: ABORRECIMENTO! No 11º as coisas podiam melhorar, porque estão mais ligadas ao ser humano e até têm reprodução. NOP! Têm mitoses (que estão divididas em profases, metafases, anafases e telofases), meioses I (profase I, metafase I, anafase I, telofase I) e ainda têm a meiose II. E em tudo isto acontecem fenómenos diferentes! E claro...têm de decorar tudinho! Depois dão ciclos de vida, que são uma sequinha do piorio, Darwin e finalmente chegam à matéria mais fácil, da classificação das espécies, e que, segundo os profs. não interessa para nada! oh, shitty life!

 

6 - Não gostavas de geologia no 10º? Bem, no 11º vais cortar os pulsos! É basicamente a mesma matéria, mas mais aprofundada, ao pormenor...terás de adivinhar o nome da rocha só de olhar para ela. Gostavas de vulcanismo? Pois gostavas! Mas não vais dizer o mesmo das rochas magmáticas! Talvez a pior matéria de sempre.

 

7 - No 9º ficavam um mês parados na mesma matéria em matemática? No 10º e 11º terão sorte se ficarem uma aula parados na mesma matéria. Não terão tempo para acompanhar, caso não estudem diariamente!

 

8 - Explicadores é para burros? Se fores o único na turma sem explicador, you're gonna have a bad time! (A menos que sejas um super génio). Serão dos únicos a dar-te motivação para o estudo. Terás melhores resultados se estiveres numa explicação com alunos de 19 e 20, vais sentir-te burrinha e vais querer tirar a nota máxima!

 

9 - Calculadora? Pode ser a tua melhor amiga, naqueles testes em que saibas a matéria e só precises de uns extra, como fórmulas. Ou a tua maior inimiga, naqueles testes que não estudaste nada!

 

10 - As aulas de power points são aulas perdias. Os professores repetem o que está nos power points, que vos enviam, pelo que na verdade não dirão nada de novo. Nessas aulas podes meter a conversa em dia (eu não disse isto).

 

11 - Livros de exercícios nunca são poucos! Especialmente aqueles livros de preparar os exames, com resumos + exercícios, serão os teus BFF.

 

12 - Entraste para o secundário sem nunca ter fumado, prepara-te para seres a única da turma. Todas as tuas amigas fumam, os teus amigos também e tu ficas a olhar e a levar com o fumo em cima. Not fun.

 

13 - Nunca bebeste uma bebida alcóolica na vida? Ahah! Passas a beber!

 

14 - Não gostavas de educação física? Passas a gostar! Sempre odiei educação física, mas no secundário passou a ser o melhor momento da semana, e como a tua dedicação aumenta, a nota também vai aumentar :) [Fala uma pessoa que no 9º tinha 3 e agora tem 18]

 

15 - Fazer cábulas será uma boa opção. Claro que não, mas quando estás com problemas de raciocínio e precisas mesmo de levantar a nota, compreende-se. No último teste no ano, a filosofia, só duas pessoas não tinham cábulas. Uma amiga que estava ao meu lado estava na wikipédia, e o professor estava apenas a curtir o silêncio. (Eu também não disse isto)

 

16 - Vais gastar dinheiro em folhas de teste onde usas só metade de uma folha...habitua-te a isso.

 

17 - Vais começar a dar matéria a algumas disciplinas no 1º dia...e no último também dás matéria!

 

18 - Um professor demora 1 mês e meio a entregar os testes. Não te atrevas a perguntar pelos testes, atreves-te a receber a resposta - Tem a certeza que quer receber? Eu no seu lugar não queria receber uma nota assim.


19 - Há dias em que sais às 19h e logo a seguir tens explicação. Chegas a casa, jantas, vês um bocadinho de TV e ainda the habilitas a receber um - Hoje não estudas?


20 - A festa das listas são a melhor semana de sempre! Bandas, comida de graça, animação, festas, descontos de cabeleireiro, restaurantes ou lojas ranhosas..vais adorar!

 

21 - Ninguém se importa se chegas atrasado! 5, 10, 20min...entras! Sem falta! Dão-te sempre um aviso de que para a próxima é falta, mas é sempre do mesmo!

 

22 - Os maias! No 10º avisam-te que vais ter de ler os maias, no final do 10º voltam a avisar, no 11º dizem que tens de começar a ler os maias, nas férias no natal dizem que aquela é a melhor altura para ler os maias, nas férias da páscoa dizem-te que esta é a melhor altura, quando começas a estudar os maias, voltam-te a dizer para leres os maias. Acabas o 11º sem ler os maias and not giving a fuck. Tudo o que precisas de saber é que aquilo é uma história de incesto, os nomes são muito parecidos, há muitas mortes, garanhões e ricos. De resto, podes ler os resumos da net. [Again, eu não disse isto].

 

23 - No 10º vais desejar acabar rapidinho o secundário, no 11º estás prestes a cortar os pulsos. Nem toda a gente gosta do secundário, como é o meu caso, mas será uma experiência diferente.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:51


1 comentário

De alexis a 05.08.2013 às 17:20

gostei da maneira como elaboraste este post, de certa maneira havia um certo toque de ironia que eu aprecio!
Revejo-me em tantas coisas que tu disseste, na verdade em quase tudo. até a média com que acabei o 10º ano foi igual (: Mas felizmente consegui subir as minhas notas!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Welcome

Sou a "Silver", Benfiquista de nascença, tenho 18 anos e sou estudante universitária. Criei este blog em Julho de 2013 com o intuito de despejar aqui as minhas vivências, desabafos e idiotices. Bem-vindos! 


Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D