Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Secundário 101

por Silver, em 05.08.13

Passados 2 anos, penso que já tenho uma boa perceção do que é o secundário, por isso venho partilhar a minha experiência, num |Secundário 101|, uma espécie de coisinhas que devem saber sobre o secundário, especialmente sobre o curso de ciências e tecnologias (o meu). Tudo o que disser é apenas referente à minha experiência, sei que muitas pessoas têm experiências diferentes...umas adoram o secundário, outras detestam e outras só lá estão porque sim. Ora aqui vai...

 

1 - Eras um génio no 9º ano? Como disse, eras! É difícil encontrar um aluno na minha turma que tenha conseguido manter as notas altas. Eu, por exemplo, tive muitos 5 no 9º ano, e no 1º período do 10º acabei com uma média de 14. Os métodos de estudo não são iguais, os professores não são iguais, as máterias não são iguais e o grau de dificuldade será muito maior.

 

2 -  Estudavas dia sim, dia não? Se continuares com esse método, não esperes grandes notas! Principalmente se deres muita matéria num dia (como é o caso de matemática) e deixares acumular, será muito difícil voltar ao mesmo ritmo.

 

3 - A Filosofia não é o que parece! As aulas são aborrecidas, o professor é aborrecido, e os testes são canja de galinha! No entanto, as notas serão uma m*rda. Vão perguntar porquê, se o que disseram é verdade, vão chorar (os mais piegas), gritar com o professor e ganhar-lhe rancor, mas as notas vão continuar na mesma. Só no 2º período do 11º consegui perceber como se estuda para filosofia! Se acham os livros desorganizados e a matéria escrita demasiado difícil, recomendo o "preparar os exames" da Porto editora. Foi a minha salvação! Está tudo bem organizadinho, a matéria parece bem mais fácil e explica tudo ao pormenor.

 

4  - Há meio termo na FQ! Enquanto que em matemática ou adoras ou odeias, em FQ ou adoras física ou odeias química, ou ao contrário! Desde o 10º que odeio física e tenho um amor muito especial pela química. Isto não quer dizer que ache a química mais fácil! Nada disso! Mas detesto fórmulas, e a física está cheia delas!

 

5 - Biologia não é o que pensam! No 9º adorei biologia:o sistema reprodutor, cardiovascular, genética...tudo isso é para além de lindo! Mas pelo que vi, só no 12º poderão voltar a ver disso. No 10º começam com aminoácidos, proteínas, lípidos, glícidos, bla bla bla. Ainda é hoje o dia que não sei nada disso! Depois dão fotossínteses, ciclos de krebs, calvin, nutrição e respiração nos seres vivos: ABORRECIMENTO! No 11º as coisas podiam melhorar, porque estão mais ligadas ao ser humano e até têm reprodução. NOP! Têm mitoses (que estão divididas em profases, metafases, anafases e telofases), meioses I (profase I, metafase I, anafase I, telofase I) e ainda têm a meiose II. E em tudo isto acontecem fenómenos diferentes! E claro...têm de decorar tudinho! Depois dão ciclos de vida, que são uma sequinha do piorio, Darwin e finalmente chegam à matéria mais fácil, da classificação das espécies, e que, segundo os profs. não interessa para nada! oh, shitty life!

 

6 - Não gostavas de geologia no 10º? Bem, no 11º vais cortar os pulsos! É basicamente a mesma matéria, mas mais aprofundada, ao pormenor...terás de adivinhar o nome da rocha só de olhar para ela. Gostavas de vulcanismo? Pois gostavas! Mas não vais dizer o mesmo das rochas magmáticas! Talvez a pior matéria de sempre.

 

7 - No 9º ficavam um mês parados na mesma matéria em matemática? No 10º e 11º terão sorte se ficarem uma aula parados na mesma matéria. Não terão tempo para acompanhar, caso não estudem diariamente!

 

8 - Explicadores é para burros? Se fores o único na turma sem explicador, you're gonna have a bad time! (A menos que sejas um super génio). Serão dos únicos a dar-te motivação para o estudo. Terás melhores resultados se estiveres numa explicação com alunos de 19 e 20, vais sentir-te burrinha e vais querer tirar a nota máxima!

 

9 - Calculadora? Pode ser a tua melhor amiga, naqueles testes em que saibas a matéria e só precises de uns extra, como fórmulas. Ou a tua maior inimiga, naqueles testes que não estudaste nada!

 

10 - As aulas de power points são aulas perdias. Os professores repetem o que está nos power points, que vos enviam, pelo que na verdade não dirão nada de novo. Nessas aulas podes meter a conversa em dia (eu não disse isto).

 

11 - Livros de exercícios nunca são poucos! Especialmente aqueles livros de preparar os exames, com resumos + exercícios, serão os teus BFF.

 

12 - Entraste para o secundário sem nunca ter fumado, prepara-te para seres a única da turma. Todas as tuas amigas fumam, os teus amigos também e tu ficas a olhar e a levar com o fumo em cima. Not fun.

 

13 - Nunca bebeste uma bebida alcóolica na vida? Ahah! Passas a beber!

 

14 - Não gostavas de educação física? Passas a gostar! Sempre odiei educação física, mas no secundário passou a ser o melhor momento da semana, e como a tua dedicação aumenta, a nota também vai aumentar :) [Fala uma pessoa que no 9º tinha 3 e agora tem 18]

 

15 - Fazer cábulas será uma boa opção. Claro que não, mas quando estás com problemas de raciocínio e precisas mesmo de levantar a nota, compreende-se. No último teste no ano, a filosofia, só duas pessoas não tinham cábulas. Uma amiga que estava ao meu lado estava na wikipédia, e o professor estava apenas a curtir o silêncio. (Eu também não disse isto)

 

16 - Vais gastar dinheiro em folhas de teste onde usas só metade de uma folha...habitua-te a isso.

 

17 - Vais começar a dar matéria a algumas disciplinas no 1º dia...e no último também dás matéria!

 

18 - Um professor demora 1 mês e meio a entregar os testes. Não te atrevas a perguntar pelos testes, atreves-te a receber a resposta - Tem a certeza que quer receber? Eu no seu lugar não queria receber uma nota assim.


19 - Há dias em que sais às 19h e logo a seguir tens explicação. Chegas a casa, jantas, vês um bocadinho de TV e ainda the habilitas a receber um - Hoje não estudas?


20 - A festa das listas são a melhor semana de sempre! Bandas, comida de graça, animação, festas, descontos de cabeleireiro, restaurantes ou lojas ranhosas..vais adorar!

 

21 - Ninguém se importa se chegas atrasado! 5, 10, 20min...entras! Sem falta! Dão-te sempre um aviso de que para a próxima é falta, mas é sempre do mesmo!

 

22 - Os maias! No 10º avisam-te que vais ter de ler os maias, no final do 10º voltam a avisar, no 11º dizem que tens de começar a ler os maias, nas férias no natal dizem que aquela é a melhor altura para ler os maias, nas férias da páscoa dizem-te que esta é a melhor altura, quando começas a estudar os maias, voltam-te a dizer para leres os maias. Acabas o 11º sem ler os maias and not giving a fuck. Tudo o que precisas de saber é que aquilo é uma história de incesto, os nomes são muito parecidos, há muitas mortes, garanhões e ricos. De resto, podes ler os resumos da net. [Again, eu não disse isto].

 

23 - No 10º vais desejar acabar rapidinho o secundário, no 11º estás prestes a cortar os pulsos. Nem toda a gente gosta do secundário, como é o meu caso, mas será uma experiência diferente.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:51


12 comentários

De Ana a 05.08.2013 às 16:00

Ahahaha, até me ri com algumas coisas xD Eu vou para o 11º ano, mas na área de línguas e humanidades e realmente há muitas diferenças do meu curso para o teu. Beijinhos*

De Beatriz a 05.08.2013 às 17:17

Obrigada por a 1 mês de entrar no 10º de CT me aterrorizares ahah Não, eu gostei muito de ler a experiência de alguém..

De alexis a 05.08.2013 às 17:18

eu não me importava se fosse trabalhar para outro lugar sem ser Londres, mas tinha que ser no Reino Unido. Eu também tenho algumas, gosto especialmente das velas do ikea :D

De alexis a 05.08.2013 às 17:20

gostei da maneira como elaboraste este post, de certa maneira havia um certo toque de ironia que eu aprecio!
Revejo-me em tantas coisas que tu disseste, na verdade em quase tudo. até a média com que acabei o 10º ano foi igual (: Mas felizmente consegui subir as minhas notas!

De Ana a 05.08.2013 às 17:23

Adoro humanidades, adoro as disciplinas do curso, têm tudo a ver comigo...
Eu sou ao contrário de ti, eu não me vejo em saúde, só se fosse psicologia xD
Também não uso maquilhagem, só em outros casos! :P

De alexis a 05.08.2013 às 17:45

e vais conseguir tenho a certeza, acontece com toda a gente. Normalmente o 12º ano é aquele em que se tira melhores notas, eu pessoalmente achei que foi o ano mais fácil, mesmo a nível de matemática, trabalhei  mesmo muito mas não achei que era difícil! Que disciplinas vais ter no próximo ano?

De Beatriz a 05.08.2013 às 19:14

Sim, mas foi mesmo útil! Acho que mais vale entrar, mas saber para aquilo que vou do que entrar a pensar que se faz na boa e depois correr mal.

De Daniela a 05.08.2013 às 21:25

Acabei este ano o 12o, de linguas e humanidades, e apesar de ter frequentado o curso certo para mim e de ter tido uma media satisfatoria, posso-te dizer que detestei o secundario e que há muito desejava que acabasse . E finalmente acabou! Para ti tb já falta pouco. :) 
Beijinhos

De Silver a 05.08.2013 às 21:35

Já desejo que ele acabe desde o 10º x) Também estou a odiar, o 11º foi a pior coisa, porque sentes que ainda falta muito para acabar o secundário! Mas felizmente já só falta um ano...e espero que passe depressa!
E boa sorte na tua próxima etapa!


Beijinhos, 
M.*

De Daniela a 05.08.2013 às 21:58

Era exatamente como eu, mas acredita que o 12º é o que acaba por passar mais rápido! E pelo que percebi tens boa média e dedicação não te falta, por isso vai-te correr tudo pelo melhor acredita nisso.
Muito obrigada e muito boa sorte também para ti, falta-te apenas este "pequeno sacrificio" e depois começa uma nova etapa, bem melhor esperemos :)
Beijinhos

De cat a 06.08.2013 às 14:41

a biologia de 10º era horrível, mas amei a de 11º. sei lá, acho que fui feita para estudar mitoses e meioses. ai, e as teorias de evolução foi o que mais gostei!

De Inês a 10.09.2013 às 01:17

Identifiquei-me tanto com muitas das coisas que aqui escreveste! Fumar, beber, notas, estudo, profs, listas, maias, educação física...
Deves estar, então, naquela de que este 12º ano será um ano 'a brincar'. Tardes todas livres e, no máximo, quatro disciplinas (sendo que edu. fisica não conta nem moral no caso de teres, eu tenho). Estás em ciências, eu estou em economia. Matemática deverá ser o mais complexo e já promete ser complicado o suficiente para compensar tudo o resto! Não sei como és a português mas se fores uma boa aluna, este ano também deverá ser fácil e depois tens as especificas. No teu caso, mais complicadas que as minha imagino. Eu tenho economia c e geografia c e, pelo historial da minha escola, são disciplinas fáceis de fazer e dar grandes notas. Avizinha-se um bom ano então, não é? :D eheheh

Comentar post



Welcome

Sou a "Silver", Benfiquista de nascença, tenho 18 anos e sou estudante universitária. Criei este blog em Julho de 2013 com o intuito de despejar aqui as minhas vivências, desabafos e idiotices. Bem-vindos! 



Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D